-
O patrimônio fotográfico da USP campus Ribeirão Preto
- Voltar
Metadados
Miniatura

Título
O patrimônio fotográfico da USP campus Ribeirão Preto
Autor(es)
Resumo
Este artigo tem como objetivo, traçar a relação da fotografia como representante simbólica de valores modelada pelo local, neste caso o campus da Universidade de São Paulo campus Ribeirão Preto. Este bem material, o suporte fotográfico, possui o carisma entre os membros do grupo social, como portador de memória e fonte de conhecimento. Entretanto, com a era da tecnologia a fotografia no suporte em papel recebeu menos atenção devida, primeiramente por causa da fotografia digital por sua precisão e armazenamento em artifícios tecnológicos, outro fator é a falta de conhecimento de preservação preventiva. Desta maneira acarretou em ações incorretas e costumeiras pelos responsáveis dos acervos fotográficos do campus. A partir do diagnóstico destes acervos, propõe-se uma metodologia de organização documental respeitando as condições físicas e políticas do local, adotando os critérios mais cabíveis para cada acervo como entrelaçamento de metodologias e experiências entre os respectivos espaços, por meio da mediação, elaboração de guias e projetos. E a difusão da educação patrimonial, como motivador ideológico para a preservação da fotografia, como fonte de legitimar e transmitir a memória social moldada pela identidade do local.
Palavra-Chave
Relacionado à Obra
Natureza
ISSN ou ISBN
2237-6658
ISSN
2237-6658
Sumário
Artigos
Período
mar.
Volume
1
Número
1
Páginas
1-11
Ano
Link Principal
Categoria
Local
Outro Idioma
Title/Título/Titre
The Photographic Heritage at USP’s Ribeirão Preto campus
Abstract/Résumé/Resumen
This article is aimed at tracing the relationship of photography as a symbolic representative of values shaped by place, in this case the campus of the University of São Paulo at its Ribeirão Preto campus. The photographic support has the status among members of a specific social group, as bearer of memory and source of knowledge. However, with the technology era printed photography has received less attention due, primarily to digital photography for its accuracy and storage devices. Another factor is the lack of knowledge of preventive maintenance, thus resulted in incorrect actions and customary charge for photographic collections of the campus. From the diagnosis of these collections, we propose a methodology for organizing its documents considering the physical conditions and local policies, adopting the most reasonable criteria for each collection with the mixture of methods and experiences among their spaces by means of mediation, preparation guides and projects. We also aim to spread heritage education, ideology as a motivator for the preservation of photography as a source of legitimacy and transition of social memory shaped by the identity of the site.