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O marketing como ferramenta estratégica na arquivologia: do diagnóstico ao plano de ação (marketing) no arquivo setorial de uma instituição de ensino superior
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Metadados
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Título
O marketing como ferramenta estratégica na arquivologia: do diagnóstico ao plano de ação (marketing) no arquivo setorial de uma instituição de ensino superior
Resumo
Diagnostica o Arquivo Setorial do CCHLA/UFPB quanto ao Marketing da Informação, no que tange ao serviço de atendimento ao usuário. Para tanto, busca: conhecer o referido arquivo; identificar os pontos fortes e frágeis, as fraquezas e oportunidades; mapear as ferramentas de Marketing da Informação adequadas ao Arquivoe; propor um Plano de Ação (Marketing). O método adotado nesta pesquisa foi o estudo de caso e o instrumento empregado para coleta de dados foi um questionário aplicado ao arquivista do Arquivo do CCHLA/UFPB no ano de 2016 e reaplicado em 2017,conjuntamente com uma entrevista, com o intuito de obter informações sobre possíveis mudanças em suas questões. Percebe-se na análise de cenários que os pontos fortes são quanto ao arquivista ser aberto às mudanças, a disponibilidade de formulário de requerimento de documento e a existência de site; os pontos frágeis são quanto a deficiência de estratégias de Marketing, não disponibilizar documentação digitalizada e o acervo estar parcialmente organizado; no tocante as fraquezas existem a falta de recursos financeiros (Governo) e a inflexibilidade do horário de atendimento; já quanto as oportunidades identificam-se a possibilidade de parcerias com o Curso de Arquivologiada UFPB para trocar experiências e divulgar o arquivo e para concessão de estagiários, bem como haver a orientação dos setores quanto à transferência dos documentos. Conclui-se que a adoção da filosofia de Marketing no Arquivo auxiliará na satisfação dos usuários com a criação de produtos/serviços informacionais baseados no negócio da informação.
Palavra-Chave
Arquivo > Arquivo Setorial do CCHLA/UFPB | Estratégias > Estratégias de Marketing | Marketing > Marketing da informação
Relacionado à Obra
Natureza
ISSN ou ISBN
2318-6186
ISSN
2318-6186
Sumário
Relatos de Pesquisa
Período
jul./dez.
Volume
5
Número
Especial
Páginas
172-193
Ano
Observações
VIII Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA), temática "Arquivologia: convergências e perspectivas".
Categoria
Local
Outro Idioma
Title/Título/Titre
Marketing as a strategic tool in archival science: from diagnosis to action plan (marketing) in the sector archive of a higher education institution
Abstract/Résumé/Resumen
It is diagnosed the Sector Archive of the CCHLA/UFPB in relation to Information Marketing, especially in the attendance service for the user. To do so, it is sought to know the mentioned archive; to identify its strengths and weaknesses, threatens and opportunities; to map the tools of Information Marketing that are suitable to the Archive; and to propose a Action Plan (Marketing). The method adopted in the present research was case study and the instrument used in the data collection was a questionnaire which was applied to the archivist of the Archive of the CCHLA/UFPB in 2016 and reapplied in 2017 together with an interview, in order to obtain information about possible changes in his questions. It is perceived in the scenario analysis that the strengths include the openness of the archivist in relation to changes, the availability of the document application form and the existence of the website. On the other hand, the weaknesses are in relation to the deficiency of Marketing strategies, the digitized documentation is not available, and the collection is partially organized. In relation to the threatens, they include the lack of financial resources (Government) and the inflexibility of opening hours. In turn, they are identified as opportunities the possibility of partnerships with the Course of Archival Science of the UFPB to exchange experiences and divulgate the archive and for granting trainees, as well as the orientation of sectors about the transfer of documents. It is concluded that the adoption of a Marketing philosophy in the Archive will help in the satisfaction of users with the creation of products/services of information based on the information business.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Information Marketing | Marketing Strategies | Sector Archive of the CCHLA/UFPB