Resumo
O caráter interdisciplinar da arquivologia permite que sejam usadas técnicas de outras áreas para trazer aos arquivos melhorias em suas rotinas. O uso do Marketing é um exemplo de que estas técnicas podem ser aliadas dos arquivistas para melhorar o seu relacionamento com os usuários e a prestação dos seus serviços, além de trazer visibilidade ao setor. Para tanto, este estudo de caso enfoca três instituições públicas da cidade de Salvador, visando a averiguar se os arquivos dessas instituições adotam as práticas de marketing em suas respectivas gestões. Utilizou-se um referencial teórico para selecionar quais as técnicas de marketing podem ser aplicadas nos arquivos e, assim, trazer o aperfeiçoamento das suas atividades (análise e segmentação de mercado, análise do consumidor, composto ou mix de marketing, comunicação de marketing e auditoria de marketing); do ponto de vista da prática existente, aplicou-se um questionário aos gestores de cada arquivo, para averiguar seu entendimento sobre o tema e o uso do marketing nesses arquivos. Os resultados apontam que não há uma utilização fundamentada do marketing, porém, existe uma tendência ao uso de técnicas “soltas”, como o registro de críticas, sugestões e elogios para melhorar a comunicação com o usuário.