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O gerenciamento de conteúdos digitais no acervo fotográfico do Instituto Moreira Salles
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Título
O gerenciamento de conteúdos digitais no acervo fotográfico do Instituto Moreira Salles
Autor(es)
Resumo
O Instituto Moreira Salles possui um acervo fotográfico com cerca de 800 mil imagens, que vão do século XIX ao século XX, com variados temas, como as transformações da paisagem urbana brasileira, arquitetura colonial e moderna do Brasil, cultura, festas populares, o mundo do trabalho, urbano e rural, entre outros. Neste artigo será apresentada a experiência do Instituto com o software para banco de imagens Cumulus (Canto), no qual são trabalhadas as fotografias digitalizadas do acervo e suas respectivas informações. Após a catalogação das imagens um percentual é selecionado e disponibilizado na Internet, por meio de uma interface espelhada e editada. Desse modo, o processo de disponibilização digital das fotografias e informações torna-se extremamente dinâmico, o que suscita discussões, no contexto atual, sobre as diversas formas de interatividade, sobre a importância de dinamizar o acesso à imagem e à informação nela contida. Ao longo do tempo, a fotografia sempre teve um papel fundamental, não apenas ilustrando livros, revistas e propagandas, mas sendo ela mesma também objeto das artes visuais. Em meio a um cenário com tantas tecnologias, a possibilidade de difusão da imagem é hoje uma realidade e faz com que se pense em suas implicações e significações.
Palavra-Chave
Difusão > Difusão de acervos | Fotografia | Gerenciamento > Gerenciamento de conteúdos digitais
Relacionado à Obra
ISSN
1981-7983
Sumário
Dossiê Workshop de acervos fotográficos
Número
7
Páginas
279-290
Ano
Categoria
Outro Idioma
Title/Título/Titre
Managing the digital content of the photography collection of the Instituto Moreira Salles
Abstract/Résumé/Resumen
The Instituto Moreira Salles (Moreira Salles Institute) has a photographic collection of around 800,000 images, spanning from the 19th to the 20th century, with a variety of themes such as the transformations in the Brazilian urban landscape, Brazilian colonial and modern architecture, culture, popular festivals, the world of work and the urban and rural world, among others. In this article, we will present the Institute’s experience with software for image banks Cumulus (Canto), through which the collection’s digitised photographs and their respective information are processed. After the images are catalogued, some are selected and made available on the Internet by means of a mirrored and edited interface. In this way, the process of making the photographs and information available digitally becomes extremely dynamic, which, in the current context, arouses discussions about the many forms of interactivity and the importance of making the access to images and the information contained in them more dynamic. Photography has always played a vital role throughout its history, not only illustrating books, magazines and advertisements, but also as an object of visual arts itself. In a scenario with so many different technologies, the possibility of image dissemination is today a reality and makes one think about its implications and meanings.