No processo de reestruturação curricular do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria, foram criadas normas específicas sobre Estágio Supervisionado com o objetivo de oportunizar aos alunos a aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos no Curso. Estas normas estão amparadas em dois aspectos: a) o legal - exigência do Currículo Mínimo; b) o didático - coroamento do Curso com uma visão geral das três idades dos arquivos (corrente, intermediária e permanente). Para que isto pudesse ser colocado em prática foram definidos e institucionalizados - os encargos didáticos; - o regime escolar - carga horária, sistema de avaliação e estrutura; - a organização das atividades curriculares - planejamento do estágio - as condições de exequibilidade - campo de estágio, recursos humanos, e apresentação do Projeto ou do Relatório de Estágio; e desenvolvimento do Plano de Atividades; materiais e financeiros; - a coordenação e supervisão - competência da coordenação e dos professores supervisores; e a responsabilidade do corpo discente. Esta é a estrutura de um trabalho planejado em seus detalhes, que dá ao aluno confiança e certeza de um estágio curricular onde ele pode identificar a situação dos arquivos, analisar as informações colhidas e ter a certeza da montagem de um projeto de organização ou reestruturação dos arquivos, sempre com a supervisão e orientação dos professores que integram a Comissão de Estágio do Departamento da UFSM. É uma experiência recente e pioneira, mas tem dado excelentes resultados tanto ao aluno quanto à Instituição que acolheu o estagiário de arquivologia.