Resumo
Este trabalho faz parte de um relato de experiência de monitoria no curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB no componente curricular Gestão de documentos II, nos anos de 2010 e 2011, no que concerne a verificação da realidade dos arquivos públicos e privados a partir do diagnóstico. Este procedimento metodológico objetiva, de uma forma didática– pedagógica, a compreensão dos estudantes de Arquivologia da importância do diagnóstico de arquivo como instrumento do fazer arquivístico. Na conjunção de atividades pertinentes ao componente curricular GDII são desenvolvidas, em equipes, a efetivação da metodologia do diagnóstico. Para isto é aplicado em arquivos especializados (jornalístico, hospitalar, escolar, eclesiástico etc.) o formulário de diagnóstico de arquivo elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivos- CONARQ, concomitantemente observações mediante realização de diário de campo. Posteriormente, realizamos análise dos dados coletados para assim realizar um projeto de intervenção nos arquivos diagnosticados, assim como, minuta e relatórios. Estes projetos expandem a sala de aula e são publicizados em Congressos com publicações de resumos e apresentações de pôsteres. Percebemos o quanto este trabalho tem ajudado aos estudantes de Arquivologia nas suas atividades aplicadas e na contextualização do que é um diagnóstico de arquivo, qual sua função, finalidades e quais “instrumentos” podem ser viáveis para a compreensão e registros de informações sobre o arquivo e como estes instrumentos podem contribuir no fazer- arquivístico das Instituições.