-
O conceito de memória na Ciência da Informação: análise das teses e dissertações dos programas de pós-graduação no Brasil
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
O conceito de memória na Ciência da Informação: análise das teses e dissertações dos programas de pós-graduação no Brasil
Resumo
Apresenta resultados obtidos em pesquisa de doutorado cujo objetivo geral foi o de compreender como a Ciência da Informação (CI) se apropria de conceitos, partindo do caso específico da apropriação e da reformulação do conceito de memória na produção científica da área no Brasil. Adota como referencial teórico o modelo de construção do conhecimento proposto por Wersig, conforme o qual a Ciência da Informação deve tecer uma rede conceitual a partir da reformulação de modelos genéricos e interconceitos. Nos objetivos específicos, identificar os “atratores” do conceito de memória na Ciência da Informação; analisar suas apropriações e reformulações na produção dos programas de pós-graduação em CI no Brasil; verificar a existência de relações entre a produção de trabalhos sobre memória e a área de graduação dos autores e/ou ao programa de pós-graduação em CI nos quais os trabalhos foram produzidos. Como método, adotou-se a análise de conteúdo e, como campo empírico, a produção científica da área. Para a análise quantitativa dos dados, utilizou-se do Corpógrafo, plataforma de análise sobre corpora. Apresenta a análise das teses e dissertações componentes da amostra analisada na pesquisa. Os resultados evidenciaram a pouca relevância do tema na literatura da área. Verificou-se que os autores mais produtivos são egressos de programas de pós-graduação em CI, mas não desenvolvem suas pesquisas nesses programas, apesar de divulgarem seus estudos em periódicos e eventos específicos da Ciência da Informação. Verificou-se também a existência de um núcleo de estudos teóricos sobre memória, tendência não identificada na literatura internacional. O estudo constatou a apropriação do conceito de memória pela Ciência da Informação no Brasil, em apenas um dos aspectos identificados na literatura internacional, o aspecto social. Essa apropriação mostrou ser mais diretamente influenciada pela formação acadêmica dos emissores das mensagens do que pelo contexto de produção destas últimas.
Palavra-Chave
Relacionado à Obra
Natureza
ISSN ou ISBN
1808-3536
ISSN
1808-3536
Sumário
XI Enancib: Ciência da Informação em foco
Período
mar.
Volume
7
Número
1
Páginas
311-328
Ano
Link Principal
Link do Artigo
Observações
Trabalho apresentado no XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – Enancib, realizado de 27 a 31 de outubro no Rio de Janeiro, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ibict – UFRJ), e selecionado do GT 10 – Informação e Memória.
Categoria
Local
Outro Idioma
Title/Título/Titre
The concept of memory in information science: analysis of theses and dissertations of postgraduate programs in Brazil
Abstract/Résumé/Resumen
Shows results in doctoral research that aims to understand how Information Science (IS) appropriates concepts, based on the specific case of appropriation and recasting of the concept of memory in scientific production in Brazil. Uses the knowledge building model proposed by Wersig in which Information Science must weave a conceptual network from the reformulation of broad models and inter-concepts. Specific objectives were to: identify the "atractors" of the memory concept in information science; analyze its appropriations and reformulations in production of IS in Brazil; check the existence of relations between the production of work about memory and the majors of the authors and/or post-graduate programs in IS in which the work was produced. Adopts documental and bibliographical research as procedure and, as a method, content analysis. For the quantitative analysis of data, we used the Corpograph, a platform to analyze corpora. The article presents the analysis of theses and dissertations which compose the sample analyzed in the research. The results shows little relevance of the theme in the literature of the area. It was noted that the most productive authors originate from post-graduation programs in IS, but do not develop their research on these programs, although they communicate their studies in journals and specific events in Information Science. There was also a core of theoretical studies on memory, a trend unidentified in the international literature. The study found the appropriation concept of memory for Information Science in Brazil, in only one aspect identified in international literature: the social aspect. This appropriation has proven to be more directly influenced by the academic background of issuers of messages than by production context.