Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas considerações de caráter geral sobre a implementação de sistemas de arquivos e os elementos teórico- metodológicos que orientaram a concepção do Sistema Integrado de Gestão de Documentos e Arquivos da Fiocruz que, visa o estabelecimento de políticas e processos de gestão da informação arquivística, condição necessária para a adequada formação do patrimônio científico e cultural de valor permanente da instituição. Concebido inicialmente para funcionar como um sistema de arquivos numa estrutura administrativa com grande complexidade e diversidade organizacional, o Sigda vem sendo implantado de forma modular, considerando as singularidades das partes que o compõem, entre as quais se incluem unidades de assistência médico-hospitalar, centros de pesquisa, unidades de produção de vacinas e medicamentos, e escolas de pós-graduação e formação de recursos humanos em saúde. Por meio de um processo de adesão das unidades organizacionais, vai se construindo algo mais próximo a uma "rede" de arquivos que a médio prazo deverá operar sob procedimentos básicos e níveis gerais de normatização desenvolvidos a partir de pressupostos técnicos e soluções práticas.