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O campo profissional do estudante de Arquivologia: análise dos estágios realizados pelos alunos da UNIRIO
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Título
O campo profissional do estudante de Arquivologia: análise dos estágios realizados pelos alunos da UNIRIO
Autor(es)
Resumo
Apresenta o universo dos estagiários de Arquivologia da UNIRIO, sabendo a realidade do mundo profissional que se descortina frente ao aluno de graduação de Arquivologia pode-se conhecer melhor a área e suas oportunidades profissionais. O estágio na área da Arquivologia é uma prática consolidada, há muita oferta, desde os períodos iniciais do curso. Foram analisados uma amostra de cerca de 380 contratos de estágios referentes ao período de 2008 ao primeiro semestre de 2010. Buscou-se informações sobre a relação dos alunos com essas instituições onde são realizados os estágios. O resultado preliminar desse contingente nos permitiu verificar que 98 alunos cumprem carga horária semanal de 20h e 276 cumprem carga horária de 30h, representando 74% dos estágios. Analisou-se ainda os valores das bolsas e fica clara a valorização do estagiário de arquivologia frente às remunerações oferecidas e à grande oferta de estágios para a carreira. O estágio é para o estudante universitário o início do compromisso com a formação profissional, o exercício do trabalho produtivo para o pleno exercício da cidadania, por meio da aprendizagem ativa e cooperativa para sua inserção na vida profissional. A prática de estágio é de fundamental importância para colocar o aluno em contato com a realidade profissional e promover a aplicabilidade dos saberes que adquire durante sua formação.
Palavra-Chave
Relacionado à Obra
Natureza
ISSN ou ISBN
2318-6186
ISSN
2318-6186
Sumário
Artigos de Revisão
Período
jul./dez.
Volume
1
Número
1
Páginas
87-97
Ano
Categoria
Local
Outro Idioma
Title/Título/Titre
The professional field of Archival Science students: an analysis of trainings performed by students of UNIRIO
Abstract/Résumé/Resumen
The present paper presents the universe of trainees in Archival Science of UNIRIO, knowing the reality of the professional world that is unfolded to the graduate student in Archival Science. Then, it is possible to know better the area and its professional opportunities. The training in Archival Science is a consolidated practice because there is much offer since the first semesters of the course. The sample is formed by about 380 training contracts from 2008 until the first semester of 2010. The study searched for information about the relation of trainees with the institutions where training is developed. The preliminary result permitted to verify that 98 trainees fulfill weekly workload of 20 hours while 276 fulfill 30 hours. These numbers are equivalent to 74% of trainings. Moreover, the value of trainings was evaluated, and it is clearly stated the valorization of an Archival Science trainee in relation to the remuneration offered in other areas and the great offer of trainings to the career. For the university student, training is the beginning of compromise with professional formation, the exercise of productive work for the ample development of citizenship by means of active and cooperative learning to his insertion in professional life. The training practice has fundamental importance to put student in contact with professional reality and to promote the applicability of knowledge that is acquired along the formation.