Os arquivos públicos ainda são lugares reservados a pesquisadores e arquivistas, oferecendo poucos espaços para o ensino e aprendizagem de História através da educação patrimonial. Porém, experiências como as do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) e do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS), nos mostram como os arquivos públicos podem estar presentes nos processos de ensino e aprendizagem de História, através de sua ação sensibilizadora, sendo uma experiência de qualitativamente diferente da sala de aula. Através da comparação das experiências dos dois arquivos, este artigo tenta traçar os limites e as potencialidades das ações educativas de educação patrimonial dentro de arquivos públicos.
The public archive and the heritage education: limits and potentialitys
Abstract/Résumé/Resumen
The public archives still are places reserved for reserchers and archivists, offering little space for the teaching and learning of History through heritage education. But, experiences such as the Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) and the Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS), show us how the public archives can be present in the processes of teaching and learning of History, through its sensibilitying action, that is qualitatively diferent from the class experience. Through the two archives experiences comparation, this article trys to trace the limits and potentialitys of the educational actions of heritage education inside the public archives.