A atividade dos arquivos públicos está ligada à guarda, preservação, organização e disponibilização dos acervos. No Brasil, a legislação que orienta a política de arquivos coloca como ”dever do poder público a gestão documental e a de proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação”. No entanto, estas instituições muitas vezes não dispõem de recursos humanos suficientes para o trabalho com a imensa massa documental acumulada ao longo do tempo. Soma-se a isso, a falta de um aparato físico (mobiliários, equipamentos técnicos, prédios com instalações adequadas, entre outros) que permita o pleno desenvolvimento de sua missão especificada por lei. O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo – APEES tem conseguido subverter essa realidade, por meio da modernização do acesso à informação e investimentos governamentais que garantem uma infra-estrutura mais adequada às necessidades do acervo e dos usuários. A apresentação pretende discutir os projetos do APEES voltados para a sociedade e o conseqüente reconhecimento da importância da instituição centenária na preservação da história administrativa, política e social do estado do Espírito Santo.