Resumo
Apresenta metodologia para análise, avaliação e reestruturação curricular de cursos de Arquivologia. A metodologia sustenta-se na construção de um mapa conceitual que esquematiza necessidades teórico-práticas e relações interdisciplinares de um curso de Arquivologia, com base na visão de autores da área (COUTURE; MARTINEAU; DUCHARME, 1999; SILVA; RIBEIRO, 1999; 2002; FONSECA, 2005; SILVA, 2009) e na utilização da técnica de brainstorm. Os procedimentos metodológicos consistiram em: 1) análise do currículo de graduação em arquivologia da Escola de Ciência da Informação da UFMG à luz do mapa conceitual definido e avaliação quantitativa/qualitativa, buscando identificar pontos positivos e negativos; 2) análise de currículos de outros cursos de Arquivologia ministrados no Brasil, utilizando o mapa conceitual e procurando definir um parâmetro a ser seguido; 3) avaliação do currículo de graduação em arquivologia da UFMG, com base em questionários respondidos pelos professores do curso, com a finalidade de sistematizar opiniões e sugestões; 4) realização de oficinas para elaborar propostas curriculares que levassem em consideração as análises anteriores; 5) construção de uma proposta única para consolidar as avaliações e discussões das etapas anteriores e 6) avaliação da proposta construída sob a perspectiva da legislação educacional pertinente. O texto apresenta um panorama dos currículos de Arquivologia brasileiros, descrevendo tendências no que se refere à formação de discentes na área; discute os processos de reestruturação curricular, apresentando o caso do curso de Arquivologia da ECI/UFMG; expõe a metodologia utilizada; realiza reflexões sobre a metodologia criada, com o intuito de indicar qualidades/melhorias e estudos possíveis a partir dessa iniciativa.