Resumo
O presente artigo tem como principal objetivo analisar a trajetória profissional e relatos de memória de uma docente/administradora no curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A proposta para o desenvolvimento desta pesquisa está relacionada a transitar pelas narrativas da docente desde a fundação e criação do Curso em Arquivologia no Campus V de João Pessoa. O desenho metodológico foi do tipo exploratório, documental e qualitativo. Para tanto foram utilizados, o relato autobiográfico e as experiências no ensino, pesquisa, extensão e gestão. As análises realizadas evidenciaram que, no transcurso na linha do tempo e do desempenho de ser e estar administradora/docente e gestora, no início do curso, propiciaram mudanças em vários aspectos da carreira acadêmica que marcaram momentos de desafios e de transformação. Dessa forma, no âmbito da educação, a pesquisa contribui com a memória de fatos e acontecimentos dos 16 anos de atuação no curso de Arquivologia na UEPB, fazendo o acontecer para que os discentes obtivessem autonomia, disciplina, planejamento, organização e foco nos seus objetivos, pessoais e profissionais..