-
Memória acadêmica em foco: estratégias de gestão documental, conservação e preservação em instituições de ensino superior (IES)
- Voltar
Metadados
Miniatura

Título
Memória acadêmica em foco: estratégias de gestão documental, conservação e preservação em instituições de ensino superior (IES)
Resumo
Este estudo realiza uma investigação abrangente das práticas de gestão documental da memória acadêmica em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, com ênfase nas estratégias de organização, conservação e preservação de documentos. Este estudo, realizado no segundo semestre de 2023, adota uma abordagem metodológica comparativa para examinar projetos de gestão documental implementados em diversas IES brasileiras, buscando compreender a diversidade de abordagens e identificar práticas recorrentes. As etapas do estudo incluíram: seleção dos casos, coleta de dados, análise dos dados, identificação de pontos em comum entre os casos estudados e síntese dos resultados. Foram examinados aspectos administrativos, técnicos e operacionais, como infraestrutura física e tecnológica; atividades de limpeza, catalogação e arquivamento; políticas institucionais de preservação; e capacitações e treinamentos para os profissionais responsáveis pela gestão documental. Os resultados obtidos proporcionam insights valiosos, o aprimoramento de políticas e procedimentos de gestão documental, fortalecendo a promoção da memória acadêmica nas instituições de ensino superior. Além disso, a análise comparativa destaca boas práticas e desafios persistentes, contribuindo para a discussão mais ampla sobre a preservação do patrimônio documental acadêmico em um contexto diversificado de instituições de ensino superior.
Palavra-Chave
Conservação > Conservação de documentos | Gestão > Gestão de Documentos | Memória acadêmica | Preservação > Preservação de Documentos
Relacionado à Obra
Natureza
ISSN
e2183-6671
Sumário
Artigos
Volume
3ª Série
Número
22
Páginas
113-131
Ano
Categoria
Outro Idioma
Title/Título/Titre
Academic memory in focus: strategies for document management, conservation and preservation in higher education institutions (HEIs)
Abstract/Résumé/Resumen
This study carries out a comprehensive investigation of academic memory document management practices in Brazilian Higher Education Institutions (HEIs), with an emphasis on document organization, conservation and preservation strategies. This study, carried out in the second half of 2023, adopts a comparative methodological approach to examine document management projects implemented in several Brazilian HEIs, seeking to understand the diversity of approaches and identify recurring practices. The study stages included: selection of cases, data collection, data analysis, identification of common points between the cases studied and synthesis of results. Administrative, technical and operational aspects were examined, such as physical and technological infrastructure; cleaning, cataloguing and archiving activities; institutional preservation policies; and qualifications and training for professionals responsible for document management. The results obtained provide valuable insights into the improvement of document management policies and procedures, strengthening the promotion of academic memory in higher education institutions. Furthermore, the comparative analysis highlights good practices and persistent challenges, contributing to the broader discussion on the preservation of academic documentary heritage in a diverse context of higher education institutions.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Academic memory | Document conservation-restoration | Document management | Document preservation
Documentos
-
Memória acadêmica em foco estratégias de gestão documental, conservação e preservação em instituições de ensino superior (IES)Baixar