A mediação cultural e a mediação da informação promovem a disseminação e a apropriação da informação que permeia a esfera social, além de favorecer o acesso à memória e, ao mesmo tempo, potencializar o reconhecimento dos sentimentos de pertencimento aos ambientes e aos grupos sociais. Nesse contexto, esta pesquisa teve o objetivo de analisar as ações realizadas na Fundação Casa de José Américo, categorizá-las à luz do conceito de mediação da informação, cunhado por Almeida Júnior, e identificar os indícios de mediação cultural que favorecem o fortalecimento identitário e memorialístico do povo paraibano. Os referenciais teóricos e empíricos foram baseados nos aspectos conceituais de mediação cultural, mediação da informação, memória e identidade. Quanto à metodologia da pesquisa, a qual é de natureza descritiva, empregou-se o método do estudo de caso, tendo como objeto de investigação a Fundação Casa José Américo. Para coletar os dados, foi adotada a técnica de aplicação de questionário com os profissionais que atuam nos ambientes de informação da Instituição. Após analisar os dados coletados, constatou-se que a maioria dos participantes se reconhece como mediador da informação desenvolve ações diretas e indiretas de maneira consciente e alcança certa interferência no processo de mediação cultural, uma vez que favorece o reconhecimento e o fortalecimento dos traços memorialísticos e identitários do povo paraibano.