-
Mapas cognitivos e categorias temáticas como metodologias associadas de análise e organização de dados em pesquisa qualitativa
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
Mapas cognitivos e categorias temáticas como metodologias associadas de análise e organização de dados em pesquisa qualitativa
Autor(es)
Resumo
O desafio da aplicação da metodologia éconstante. Múltiplos problemas requerem, na maioria dasvezes, múltiplas soluções metodológicas. As decisões tomadas neste passo da pesquisa proverãoou não um avanço científico significante. Este desafio pode ser ainda maior na área das Ciências Sociais, pela sua inerente subjetividade. A associação da metodologia de organização de dados nomeada “categorias temáticas” (MINAYO, 2003) e a metodologia de representação da informação dos mapas cognitivos (NOVAK; CAÑAS, 2006) têm se mostrado realmente eficientes para ampliar o estudo da estrutura e dos relacionamentos entre os fatos narrados e/ou os significados e sentimentos registrados a partir das entrevistas com os sujeitos de pesquisa. Esta metodologia foia base para a organização e análise de dados da dissertação intitulada “Análise do desenvolvimento de competência em informação de estudantes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba”efoi aplicada para dar apoio ao estudo das experiências na família, escola e academia que atuaram como favoráveis ou prejudiciais sobre o desenvolvimento decompetência em informação. O uso destas metodologias associadas alavancou de forma significante a análise de dadospor permitir novas formas de percepção das confluências, oposições, comparações e a geração de novo conhecimento a partir dos dados.
Palavra-Chave
Categorização | Mapas cognitivos | Metodologia > Metodologia qualitativa | Pesquisa > Pesquisa qualitativa
Relacionado à Obra
Natureza
ISSN ou ISBN
2318-6186
ISSN
2318-6186
Sumário
Relatos de Pesquisa
Período
jul./dez.
Volume
4
Número
2
Páginas
25-42
Ano
Categoria
Local
Outro Idioma
Title/Título/Titre
COGNITIVE MAPS AND THEMATIC CATEGORIES LIKE ASSOCIATED METHODOLOGICAL TECHNIQUES PROPOSAL FOR THE ORGANIZATION AND DATA ANALYSIS AT THE QUALITATIVE RESEARCH
Abstract/Résumé/Resumen
Challenge of methodology application to the scientific research is a constant. Multiple problems require mostly multiple methodological solutions. Decisions taken at this step will provide, or not, a significant scientific advance. This challenge can be bigger when we are inthe Social Sciences by the itsinherent subjectivity. Association of the methodology of data organization named “thematic categories” (MINAYO, 2003) and the conceptual maps have been shown itself actually efficient to improves the study of the structure and relationship into the facts narrated and/or the meanings and feelings registered from the interviews with the research subjects. This methodology was the basis for the data organization and analysis provided into the Master's thesis, entitled “Analysis of the development of the information literacy from students into Undergraduate Course of Librarianship at Paraíba Federal University”. This methodology was applied to support the study of family and school and academy experiential elements that were acting like favorable and/or prejudicial over the information literacy development. This associated use of methodologies gave a significant improvement quality to the data analysiscause it allows new ways of perception about data confluences, oppositions, comparisons, and generation of new knowledge from data.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Categorization | Cognitive Maps | Qualitative Methodology | Qualitative Research