Início > Coleções > Arquivística > José Honório Rodrigues: interlocutor brasileiro para a institucionalização da Arquivologia no Brasil a partir das contribuições francesas.
José Honório Rodrigues: interlocutor brasileiro para a institucionalização da Arquivologia no Brasil a partir das contribuições francesas.
Este artigo se propõe a apresentar as contribuições de José Honório Rodrigues como um dos interlocutores das relações internacionais arquivísticas entre o Brasil e a França, a partir da análise dos seus documentos, custodiados por três instituições brasileiras. Essa análise retoma estudos que consideram as contribuições do historiador, como um intelectual internacionalista, para a História, os arquivos e a Arquivologia. Os resultados apontam contatos franceses estabelecidos por Rodrigues, cujos desdobramentos culminam na vinda de um arquivista francês ao Brasil. Boullier de Branche ministra cursos, colabora na organização e descrição de fundos custodiados pelo Arquivo Nacional e recomenda a oferta de um curso regular para a formação de arquivistasno Brasil, o Curso Permanente de Arquivos, o primeiro de 16 cursos brasileiros de graduação em Arquivologia.