Resumo
Pesquisar sobre a gestão documental no Campus João Pessoa do IFPB mostrou-se propício para conhecer como dirigentes esubordinados, assim comoos servidores lotadosnoarquivo e estagiários trabalhavame idealizavamos elementos constitutivos da gestão documental, e desta maneira, propor uma gestão pública de documentos de arquivo por meio da definição da política arquivística e da designação de responsabilidades. Tratou-sede uma pesquisa de campo de classificação empírica, cujos procedimentos metodológicos se apoiaram na abordagem quantiqualitativa,compesquisa descritiva ebibliográfico-documental. Comquatro formulários, obtiveram-se os seguintes resultado s: os dirigentes mostram-se sensibilizados e prontos para apoiarem o desenvolvimento de um programa de gestão documental, pois reconhecem dificuldades e limitações no trato documental, bem como as necessidades demelhorias e o promissorenvolvimento do Arquivista noprocesso; os Arquivistas apresentam ações e propostasdagestão documental, reconhecem asnecessidadese dificuldadesde um trabalhodesta envergadura, e juntosàs estagiárias atuam na organização para o acesso a documentos e informaçõesarquivísticas,apenassugestõesdispersas orbitampara intervenções na produção, tramitação e avaliação documental; os usuários internos mostram-se com baixa satisfação no acesso físico aos documentos de arquivo.