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Instituições arquivísticas & bolsistas
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Instituições arquivísticas & bolsistas
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Resumo
Nosso objetivo é avaliar a importância do trabalho dos bolsistas no processamento da documentação depositada no Arquivo Edgard Leuenroth - Centro de Pesquisa e Documentação Social, durante o período de 1992 a 1997, bem como do papel dos arquivos na formação acadêmica e geral de bolsistas. Para tanto, usamos as informações contidas nos diversos questionários respondidos pelos bolsistas durante o período em questão. A julgar pelos dados, podemos afirmar que suas atividades foram fundamentais para o desenvolvimento e finalização dos projetos referentes à organização (da higienização à catalogação) do conjunto documental dos Fundos Zilco Ribeiro, Miguel Costa, Teatro Oficina, Volta Redonda, Voz da Unidade, Elizabeth Souza Lobo, Hermínio Sacchetta, Luiz Carlos Prestes, outros relativos ao movimento homossexual brasileiro e Coleção Movimentos Sociais Recentes, que estavam em andamento à época. Esse trabalho permitiu disponibilizar, para um grande número de pesquisadores, importante documentação. Outro fato observado a partir dos questionários mencionados é o número dos bolsistas que consideram a sua passagem pelo AEL como positiva, haja vista que ao manusearem as fontes primárias, passam a ter contato com a história política, social e cultural brasileira recente, muitas vezes, até então, desconhecida. Verificamos, ainda, que o bolsista teve prazer (termo encontrado nos questionários) em desenvolver as tarefas atribuídas pelos técnicos do AEL, vez que passaram a conhecer também cuidados de preservação e conservação de documentos. Porém, percebemos, ao longo do período estudado, uma redução significativa do número de bolsistas na equipe de colaboradores do AEL. Neste trabalho, procuramos reunir elementos que comprovam, junto à Universidade e agências financiadoras de pesquisa, a importância da participação de bolsistas nas equipes de trabalho dos arquivos. Para as instituições, porque recebem uma oferta de serviços de qualidade; para os estudantes porque passam a ter um novo referencial informativo sobre a sociedade brasileira, que culminará, positivamente, em sua formação acadêmica geral. Vale mencionar que todos os bolsistas do AEL são alunos dos cursos de graduação da UNICAMP, vindos das diferentes áreas do conhecimento; recebem auxílio financeiro pelos serviços prestados à Universidade, via-SAE (Serviço de Apoio ao Estudante) ou pelo CNPq, via projetos de pesquisa- desenvolvidos pelos professores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
Relacionado à Obra
Organizador(es)
Natureza
Sessão
Sessão de Comunicação Livre: Sessão 8 - Formação e capacitação profissional
Período
out.
Páginas
26