Resumo
A Comunicação analisa em que medida a gestão arquivística influencia o processo de produção digital das emissoras de televisão, a partir do estudo de caso da TV Senado. Pretende-se identificar se há obrigatoriedade de inserção dos conceitos e práticas da gestão arquivística nos processos de trabalho dos produtores de TV com a implantação do fluxo de trabalho digital. Como veículo de comunicação, a TV Senado não difere das demais emissoras de televisão públicas e comerciais brasileiras ou internacionais no que diz respeito aos processos de produção da informação, mesmo tendo uma natureza especial ditada pelo enfoque nas atividades legislativas. Está, portanto, inserida no amplo projeto de transmissão digital da televisão brasileira, em sintonia com as mudanças tecnológicas já em prática em diversos países do mundo. O ciclo de produção estará ancorado no padrão tapeless, que implica em uma previsão que as atuais fitas desapareçam e os conteúdos circulem em rede digital, em um sistema amplo, capaz de integrar e interligar rotinas de produção, distribuição, transmissão e arquivamento. Quanto maior for o volume de informações a compor esse sistema, maior será a necessidade de controle e integração dos processos de trabalho. Maior também será a necessidade de processos de tratamento da informação para assegurar o acesso e a disponibilidade dos documentos. A atuação do produtor, possivelmente, terá que ser orientada pela prática arquivística para garantir a manutenção dos documentos de arquivo como fidedignos, autênticos e preserváveis. Esse movimento, longe de ser apenas uma questão tecnológica, impõe a necessidade de discussão e revisão dos processos de produção das emissoras de televisão. O processo costuma ser dominado apenas por engenheiros e analistas de informática, que muitas vezes, compreendem o processo tecnológico isoladamente das questões referentes à gestão arquivística dos documentos. Entretanto, são os profissionais de arquivo e da informação que têm a especialização adequada para estruturar os métodos de identificação e acesso aos dados e, ao mesmo tempo, garantir a integridade do arquivo. O trabalho considera dois aspectos principais: a) os parâmetros para o tratamento dos documentos eletrônicos; b) as peculiaridades da produção de uma emissora de televisão – com 2 ênfase nas dinâmicas próprias do veículo e nas demandas dos produtores da informação para a execução das suas rotinas de trabalho com a implantação das novas tecnologias digitais.