Resumo
Considerando que a gestão arquivística de documentos tem dentre outros, o objetivo de promover o acesso às informações e documentos de arquivo, este trabalho apresenta o relato do estudo desenvolvido na Direção do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - CE/UFSM, visando o planejamento e execução de políticas de gestão arquivística de documentos que colaborem na implementação do Arquivo Setorial desta Unidade Universitária . Como procedimentos metodológicos este estudo envolveu as seguintes etapas: conhecimento do Sistema de Arquivos da UFSM e das políticas arquivísticas coordenadas pelo Departamento de Arquivo Geral, entrevistas com os responsáveis pela custódia do acervo; compreensão da produção documental e da estrutura organizacional, bem como das funções e atividades desempenhadas pela Direção do CE; análise dos documentos constitutivos do órgão; o diagnóstico da situação do acervo. Como resultado, pode-se observar que a organização do acervo da Direção do CE, em conformidade com as políticas arquivísticas da Instituição, possibilitou a racionalização dos procedimentos e agilidade no acesso e na recuperação das informações, o que não ocorria anteriormente, de acordo com os servidores, com tanta facilidade.