Resumo
A organização e preservação dos bens culturais ganharam amplitude no país nos últimos anos. O interesse e tomada de consciência da importância da memória podem ser constatados pelo grande número de eventos nacionais e regionais, organizados por instituições governamentais e particulares e, sobretudo, pela criação de órgãos voltados para preservação da massa documental das entidades públicas e privadas. A Universidade deve participar desse movimento e preservar seu patrimônio histórico. Observa-se que a Universidade, concebida como centro maior de produção cultural, tem prestado pouca atenção ao resgate da sua memória. Algumas contam com setores de documentação, visando planejamento imediato das atividades, mas se esquecem das séries históricas e informações qualitativas do funcionamento, necessárias para melhor execução dos objetivos. A presente proposta procura unir a preservação do acervo documental com instrumentalização do planejamento do quotidiano da Universidade e preservar a memória histórica ao mesmo tempo que viabiliza a racionalização da produção documental, alimentando a administração universitária dos estudos sistemáticos com dados atualizados sobre seu funcionamento. Nesta perspectiva a UnB lança esforços para implantação do Centro de Documentação - CEDOC, cujos principais objetivos são: a) resgatar, organizar, preservar e divulgar e patrimônio histórico da UnB, entendidos os acervos documental e museológico, e outros acervos de instituições ou de particulares que venham adquirir ou sejam confiados à sua custódia para preservar a memória das atividades; b) propor e executar políticas de produção, organização e preservação da massa documental administrativa da FUB e de preservação dos bens culturais históricos, articulando-se com unidades acadêmicas e suplementares da UnB; c) produzir e aplicar novas tecnologias na área de restauração e preservação de documentos e obras de arte, em articulação com diversos Departamentos da Universidade; d) formar especialistas em restauração e preservação de bens culturais; e) constituir-se em laboratório de pesquisas e de trabalhos práticos nas áreas de ensino e extensão, atendendo às unidades universitárias; f) fomentar a pesquisa histórica, através do apoio de projetos, principalmente sobre a UnB e a História Regional, além de outras áreas propostas por instituições ou pesquisadores isolados.