Resumo
O cooperativismo de crédito no Brasil existe há mais de cem anos e tem se pautado por uma gestão administrativa voltada a fomentar o desenvolvimento econômico-financeiro de seus cooperados e da região onde atuam. Porém, para que essa missão seja plenamente atendida faz-se necessária a adoção de ações de gestão da informação eficientes e seguras. Este relato de experiência explica a implantação de um sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) em uma rede de cooperativas de crédito Norte-Nordeste, com central na Paraíba, e que conta com 25filiadas – sendo 23delas já inseridas no sistema GED, implantado, embrionariamente, em 2011. Esse sistema tem como objetivo trazer solução tecnológica na cooperativa central de crédito que abrangesse as suas filiadas do Norte e Nordeste, visando eliminar ou minimizar a troca de documentos via malotes ou sedex entre as mesmas. A análise deste estudo foi realizada através da observação direta e traz o olhar do relato de experiência, haja vista um dos autores atuar diretamente na cooperativa em questão. Tomadas de decisões, riscos e expectativas, a partir dessa implantação são apresentados ao longo deste trabalho.