A democratização do acesso a documentos arquivísticos, bem como as informações neles registradas, endossa o compromisso social dos arquivos na formação e inserção do cidadão na sociedade do seu tempo. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo apresentar estudo de caso referente à institucionalização e operacionalização de arquivo especialista na salvaguarda de documentos de som e imagem provenientes da prática do design, produzidos/reunidos no decorrer das atividades funcionais da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, em seus 55 anos de tradição no ensino e pesquisa nesse campo do conhecimento; por intermédio de projeto de pesquisa ali desenvolvido no período compreendido entre os anos de 2008 e 2010. Ainda, o presente estudo visa descrever o cenário encontrado no início dos trabalhos - no que concerne a organização e preservação dessa massa documental, de ampla relevância histórica para a instituição e para o desenvolvimento científico da área - e como essa perspectiva inicial adquiriu novos contornos a partir da integração de funcionários técnicos, docentes e alunos, motivados não apenas pela memória em resgate, mas também, pela garantia de posteridade do acervo.