Tem por objetivo apresentar o conceito de Gestão do Conhecimento aplicado às práticas gerenciais em Unidades de Informação, mas precisamente no Setor de Documentação (Arquivo). O trabalho contextualiza o tema com as práticas de gestão de documentos e também analisa através da observação direta, as oportunidades para a Gestão do Conhecimento Tácito, bem como as práticas que podem ter impacto negativo na gestão documental. Os resultados da pesquisa mostraram que embora as empresas privadas possuam um modelo de gestão propício para implementação de Gestão do Conhecimento, o mesmo pode não ocorrer devido a uma cultura de acumulação de documentos e informações, além da não explicitação dos processos que os originam. Para classificação da metodologia utilizada neste trabalho, utilizou-se como referencial a taxonomia apresentada por Vergara (2011), que a qualifica em relação a dois aspectos: quanto aos fins e aos meios. Quanto aos fins, a pesquisa é explicativa, pois é necessária a explicação e a comparação das práticas arquivísticas à luz de diversas teorias. A revisão de literatura e a observação do trabalho arquivístico cotidiano em instituições privadas foram os norteadores desta pesquisa. Quanto aos meios de investigação, a pesquisa é bibliográfica, documental, estudo de caso e pesquisa de campo. Bibliográfica, pois utiliza a fundamentação teórico-metodológica sobre os seguintes assuntos: arquivo (conceitos e especificidade), gestão da informação e do conhecimento. O estudo de caso foi efetuado através da análise de documentos e observação dos afazeres cotidianos em empresas privadas. A pesquisa também propõe práticas de desenvolvimento de competência informacional com o objetivo de favorecer a gestão do conhecimento no ambiente estudado.
Trabalhos apresentados no 3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus “PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES”, realizado em São Paulo, Capital, no período de 19 a 21 de julho de 2016.