A Administração Pública, nas últimas décadas, vem buscando um aperfeiçoamento nas formas de atender as demandas da sociedade organizada em rede, cada dia mais exigente, principalmente em razão do avanço e da popularização dos meios eletrônicos. O presente trabalho visa a contribuir com a gestão dos documentos do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES), lançando bases para a criação do gerenciamento eletrônico, sem ter a pretensão de ser um modelo pronto e único, voltado à tecnologia da informação, visto que essa área não é nosso principal objeto de estudo. Pretende, sim, sugerir a utilização de uma ferramenta gerencial que possibilite agregar valor à gestão da informação e que considere, além dos aspectos legais e tecnológicos, os aspectos organizacionais e humanos, de modo a garantir a autenticidade dos documentos, o sigilo das informações e a proteção contra perdas, acidentes e intervenções não autorizadas. O acesso às informações e o atendimento aos interesses do cidadão possibilitam maior transparência e agilidade na tomada de decisões, contribuindo assim para o exercício da cidadania e para o fortalecimento do Estado Democrático.