Resumo
Nos últimos anos, ampliou-se o número de ferramentas para reforçar o processo decisório, fazendo-se necessário estabelecer requisitos básicos para uma gestão da informação eficaz. O tema deste trabalho volta-se para a gestão da informação na Ouvidoria da Secretaria de Meio Ambiente de Aracaju (SEMA) e tem como objetivo geral promover a gestão da informação na Ouvidoria da SEMA a partir da análise de processos. Para tanto, os objetivos específicos foram: a) examinar a relação da ouvidoria dentro da estrutura organizacional da SEMA; b) mapear o fluxo informacional da ouvidoria da SEMA; c) verificar a convergência da ouvidoria da SEMA com a LAI. A metodologia utilizada neste trabalho é de natureza descritiva, com abordagem quali-quantitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Houve uma revisão bibliográfica, além de coleta de dados a partir de entrevista. Concluiu-se que a ouvidoria deste órgão necessita efetivar ajustes para atender às recomendações da Controladoria Geral da União. Observou-se, ainda, que a tipologia das manifestações que discrimina o crime ambiental, a localidade e o período do ano podem servir de insumo para a tomada de decisão, promovendo uma efetiva gestão da informação nesse ambiente organizacional.