Resumo
Aborda a implementação do processo de gestão arquivística de documentos na Editora da Universidade Federal de Santa Catarina. Descreve a aplicação prática das etapas de gestão de documentos em um estudo de caso. Apresenta como procedimentos metodológicos a pesquisa exploratória e descritiva, pesquisa aplicada com elementos de estudo de caso e pesquisa bibliográfica e documental. Adota a metodologia arquivística na implementação do processo de gestão de documentos e se baseou nas funções arquivísticas de: criação/produção, classificação, avaliação, descrição, aquisição, difusão e preservação, contidas nas três fases básicas de gestão de documentos: a produção, a utilização e conservação, e, a destinação final. Como resultados são descritos e exemplificados os processos de gestão de documentos realizados em cada etapa. Conclui-se que a gestão arquivística de documentos em meio convencional foi eficiente, pois possibilitou o conhecimento sobre as funções, atividades e documentos da Editora, permitindo que fossem selecionados e tratados os documentos que necessitavam de guarda, bem como proceder à eliminação segura de documentos que haviam cumprido seu prazo de vida. Deixa-se como sugestão a continuidade do processo, com elaboração de fluxogramas de todas as atividades e a aplicação nos documentos em meio digital.