Resumo
O estudo teve por finalidade verificar o grau de adequação entre a área de formação profissional e a atuação dos docentes dos Cursos de Arquivologia do Brasil. Participaram da pesquisa sessenta e três professores, sendo vinte e oito do sexo masculino e trinta e cinco do sexo feminino que, no segundo semestre letivo de 1991, atuavam nos cursos de Arquivologia no país. Os dados referentes a caracterização dos docentes, sua formação universitárias e pós-graduada, bem como didático-pedagógica, tempo de magistério superior, regime de trabalho, categoria docente e ainda, adequação entre a área de formação profissional com as disciplinas lecionadas foram obtidos das respostas a um questionário: “Cadastro dos Professores do Curso de Arquivologia do Brasil”, composto de 22 itens, ouvindo os professores das Universidades: Nacional de Brasília, Federal do Fluminense, Federal do Rio de Janeiro e Federal de Santa Maria, únicas que, no Brasil, contam com curso superior em Arquivologia. Após a análise dos dados coletado, os resultados mostraram que há relação entre a área de formação profissional com a de atuação dos docentes de arquivologia, permitindo ainda o trabalho que se chegasse a outras conclusões. As limitações do estudo, bem como sugestões para futuras pesquisas foram formuladas e, como consequência do trabalho comprimido temos a publicação do “Cadastro dos Professores dos Cursos de Arquivologia do Brasil”, cuja finalidade é divulgar o nome e endereço dos professores que exercem suas atividades na área de Arquivologia, para que possam manter intercâmbio, realizando troca de conhecimentos e experiências em outras áreas de competência.