Resumo
A área de Registro de Saúde compõe-se basicamente de duas vertentes: os Registros propriamente ditos e as informações em saúde. A primeira vertente refere-se a completos registros clínicos, efetuados a partir de assistência prestada ao paciente, englobando desde a existência de prontuários únicos com formulários adequados e ordenados até a utilização de sistemas modernos de arquivamento e de acesso a esses documentos. Tais registros permitem uma melhor continuidade do atendimento prestado, acarretando melhoria na assistência, como também, facilitam a pesquisa clínica e a obtenção de recursos financeiros mediante procedimentos executados e devidamente comprovados. Quanto às informações em saúde, “representam um espaço estratégico de luta, principalmente quanto entendidas como um instrumento interdisciplinar voltado para a ampliação da consciência sanitária dos profissionais da saúde e da população” (Morais, 1991). Com adequados procedimentos de coleta de dados, processamento e consolidação das informações, podem ser obtidas indicadores que permitem a avaliação e o gerenciamento dos serviços de saúde, a partir do conhecimento da produção desses serviços e do perfil de morbi-mortalidade da população assistida. Abrangendo estas duas vertentes principais, o Curso Técnico em Registros de Saúde (CTRS), oferecido pela Escola Politécnica de Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, de âmbito nacional, recebe alunos de diversas instituições públicas do país. Com o avanço tecnológico, e as facilidades oferecidas pela informática pública do país. Com o avanço tecnológico, e as facilidades oferecidas pela informática, esta área de trabalho encontra-se em contínua evolução e reformulação, readaptando-se de forma a poder oferecer informações cada vez mais ágeis e fidedignas para a gerência dos serviços. A coordenação do CTRS iniciou um trabalho de acompanhamento do aluno enresso dos cursos realizados a partir de 1986, visando avaliar o impacto dessa formação dentro das unidades de saúde, após o seu retorno, e ainda como forma de subsidiar modificações para os próximos cursos. Nesse sentido, foram elaborados dois questionários de acompanhamento, sendo um destinado ao ex-aluno e outro à Direção/chefia Imediata desse egresso, o objetivo deste trabalho é apresentar a consolidação das informações obtidas através dos questionários, apontando os fatores mais relevantes.