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Formação acadêmica do profissional da informação em classificação arquivística: experiências da graduação em Arquivologia da Universidade Federal Fluminense
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Formação acadêmica do profissional da informação em classificação arquivística: experiências da graduação em Arquivologia da Universidade Federal Fluminense
Resumo
O curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculado ao Departamento de Ciência da Informação, foi criado em 1978 e desde então passou por duas reestruturações curriculares e alguns ajustes para adequação às realidades acadêmicas e profissionais. Ao analisar os três currículos plenos (1978, 1993 e 2007) que vigoraram no curso, verificamos a inexistência de uma disciplina voltada exclusivamente para o ensino da classificação arquivística até o ano de 2016, quando a disciplina Classificação em Arquivos tornou-se obrigatória após dois períodos letivos como optativa. Em termos de conteúdo, de aprendizagem e de currículo, a importância do ensino da classificação arquivística para o profissional da informação reside na sua intrínseca relação com a teoria, metodologia e técnica da Arquivística, de modo que orienta quanto às especificidades do documento de arquivo e distingue todo o trabalho de gestão em arquivos. Posto isso, objetivamos, nesse artigo, conhecer como o curso de graduação em Arquivologia da UFF formou e está formando o profissional da informação acerca da classificação arquivística. A metodologia proposta possui natureza exploratória, analítica e qualitativa, permitindo traçar um breve panorama acerca da institucionalização da Arquivística no Brasil, apontar a importância e os objetivos da classificação arquivística, e delinear a implantação do curso de graduação em Arquivologia na UFF. Em seguida, a partir da análise dos planos de ensino das disciplinas do curso de graduação em questão, identificar aquelas que possuem em seu conteúdo abordagens referentes à classificação arquivística para analisar, numa perspectiva histórica, como a formação do profissional da informação acerca da classificação arquivística foi e tem sido realizada no curso de graduação em Arquivologia da UFF. Os resultados preliminares demonstram que o modelo curricular empregado pela universidade privilegiou o estudo de teorias da classificação e a classificação bibliográfica, focando antes na recuperação temática do que na manutenção das especificidades inerentes aos documentos arquivísticos e o seu contexto de produção. A análise do plano de ensino da disciplina Classificação em Arquivos evidenciou que os principais aspectos relevantes ao estudo do tema estão, atualmente, sendo referenciados.
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Editora
Edição
1ª. ed.
Natureza
ISSN ou ISBN
978-972-8627-76-8
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ISBN
978-972-8627-76-8
Páginas
471-481