A busca de um significado real dos processos de Ensino-aprendizagem deve partir por caminhos mais reflexivos que permitam ao aluno, do ensino fundamental e médio, uma atividade cognitiva livre de pré conceitos. Unir as fontes arquivísticas de um Centro de Documentação ao contexto escolar foi o objetivo do projeto entitulado Fontes Históricas - Distrito Federal: patrimônio e construção da memória cultural, que discutiu a ação educativa do patrimônio cultural armazenado no Centro de Documentação do Jornal Correio Braziliense. Se por um lado, os documentos de arquivo podem ser entendidos como elementos que funcionam como um "inconsciente cultural", que assumem papéis decisivos e intervêm para orientar uma apreensão, um conhecimento e uma apresentação de algum lugar ou assunto. Por outro, ele é carregado de um discurso simbólico e representativo de uma época ou é o resultado de um discurso de uma respectiva camada social. Os alunos da Escola Americana de Brasília que estiveram presentes no Centro de Documentação trabalharam com as fontes: iconográficas, filmográficas e textuais. Isso possibilitou uma discussão sobre os papéis que podem ter as representações simbólicas contidas nos documentos e como estas podem ser objeto de estudo em uma aula. Na medida em que temos a convicção de que a educação é um dos instrumentos responsáveis pela melhoria da qualidade de vida e que os documentos são instrumentos capazes de mimetizar a sociedade, o grande desafio é criar condições materiais para uma educação que represente os meios do cidadão deste tempo. Esse é o caminho deste projeto.