Resumo
A formação dos arquivistas foi definida, durante muito tempo, como aprendizado de habilidades básicas. Esta forma de instrução não é mais suficiente. As novas tecnologias transformaram de tal modo a natureza dos arquivos, que não se pode deixar de pleitear o desenvolvimento de novas teorias e metodologias. Para alcançar qualidade e nível de formação compatíveis com as necessidades de hoje, é preciso: 1. inserir os estabelecimentos de ensino dentro de padrões acadêmicos em que outros profissionais, trabalhando com problemas similares (organização e uso da informação em todas as suas formas), possam contribuir para a perspectiva arquivística; 2. Formular uma nova ciência arquivística, baseada nos princípios tradicionais, mas igualmente voltada para as soluções desenvolvidas em outros campos (Ciência da Informação, nos Estados Unidos, e Informática, na Europa); 3. alicerçar a teoria e a metodologia arquivlsticas na pesquisa científica que se vem desenvolvendo sobrea organização, o uso e o fluxo da informação; 4. Reconhecer o papel significativo que os educadores da área podem desempenhar ao lado de outros profissionais da informação.