Resumo
A educação está ligada ao processo de aquisição de conhecimentos. Este artigo segue essa linha e pensa nesse processo dentro dos arquivos públicos, que, além da guarda de documentos, ajudam a contar a história de uma cidade, estado ou país, construindo identidades. Esta pesquisa leva em consideração a importância de se ampliar dentro destas instituições arquivísticas o seu público, que, em regra, é constituído por pesquisadores. A educação patrimonial atua no sentido de envolver a rede escolar, a comunidade local e tantos outros cidadãos que desconhecem o principal papel de tais instituições públicas e sua representatividade perante a história e a sociedade. A educação patrimonial pode ser tratada como um instrumento de "alfabetização cultural", possibilitando ao indivíduo fazer a leitura do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido. O estudo de caso deste artigo foi baseado na investigação realizada dentro do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), que é muito procurado por escolas com perfis de visita diferentes. O objetivo do artigo é analisar as experiências promovidas pela instituição, verificando sua aplicabilidade e observando como as políticas implantadas contribuem por meio de suas normas, estruturas, planejamentos e leis que regulamentam a educação patrimonial.