-
Educação e Arquivos: interlocuções em eventos científicos
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
Educação e Arquivos: interlocuções em eventos científicos
Resumo
Este artigo é resultado do desenvolvimento de pesquisa relacionada ao Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, que culminou na escrita de trabalho de conclusão do curso de Arquivologia. O objetivo deste estudo voltou-se à realização de um levantamento acerca da produção bibliográfica em torno das interlocuções que envolvem os campos da Arquivologia e Educação, a partir de dois eventos: Congresso Nacional de Arquivologia (CNA) e a Reunião de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (REPARQ), ambos eventos desde a data de criação. Além de apresentar um breve histórico sobre os eventos, a pesquisa também possibilitará aos interessados nos diálogos entre Arquivos e Educação identificar as possibilidades dos temas apresentadas nos eventos. Para atingir os objetivos propostos foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfico e documental acerca das produções do CNA e Reparq, que serviram como base para uma posterior análise comparativa.
Palavra-Chave
Arquivos | Arquivos > Arquivos escolares | Educação | Eventos científicos
Relacionado à Obra
Organizador(es)
Natureza
ISSN
2358-7814
Sumário
Estudos da informação
Período
set.
Volume
10
Número
1
Páginas
444-462
Ano
Link Principal
Link do Artigo
Categoria
Local
Outro Idioma
Title/Título/Titre
Education and Archives: interlocutions in scientific events
Abstract/Résumé/Resumen
This article is the result of the development of research related to the Scientific Initiation Program at the Federal University of the State of Rio de Janeiro, which culminated in the writing of a final paper for the Archivology course. The aim of this study was to carry out a survey about the bibliographic production around the dialogues that involve the fields of Archival Science and Education, based on two events: National Congress of Archival Science (CNA) and the Meeting of Teaching and Research in Archival Science, (REPARQ), both events since the creation date. In addition to presenting a brief history of the events, the research will also enable those interested in the dialogues between Archives an Education to identify the possibilities of the themes presented at the events. To achieve the proposed objectives, bibliographic and documentary research methods were used about the productions of CNA and Reparq, which served as a basis for a later comparative analysis.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Archives | Education | School Archives | Technical and scientific events