Os arquivos de Santa Maria (Brasil) são instituições responsáveis pela manutenção da memória local. Sua ação cultural é o cerne das preocupações do arquivista contemporâneo e é impulsionada pelo desempenho ativo da educação e pelo sistema comunicacional da sociedade moderna. O presente estudo tem como objetivo principal delinear um panorama da difusão dos arquivos no município de Santa Maria. Sua finalidade é promover o conhecimento integral dos conjuntos informacionais, salientando sua significação sob a perspectiva de uma verdadeira história d a cultura local e da difusão do saber. As atividades de difusão executadas dentro do s arquivos, permitem aos estudantes, professores e historiadores vivenciar o trabalho historiográfico a partir de fontes primárias originais, para o estudo e ensino da história do município. Foram escolhidas cinco instituições, cuja política de gestão arquivística permite o acesso ao patrimônio histórico-documental sob custódia. Os principais usuários são estudantes e historiadores. As seguintes instituições, respectivamente de natureza social, política, eclesiástica, educacional e militar, enfatizam a difusão como relevante serviço de educação patrimonial: Arquivo do Bispado de Santa Maria, Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria, Arquivo Geral da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, Centro Histórico Coronel Pillar, Divisão de Arquivo Geral da Universidade Federal de Santa Maria. Para conhecer as fontes documentais é imprescindível estudar os arquivos em toda sua abrangência, pois estes possuem um manancial de informações e refletem os atos que transcenderam o passado e transformaram-se em laboratórios da pesquisa histórica. Os arquivos constituem-se como aparatos legais do sistema social do Estado e os arquivistas têm como missão a organização, descrição e difusão da memória documental.