Resumo
Introdução: A difusão é a função da Arquivologia que se relaciona à divulgação dos acervos e serviços de informação intermediada por arquivistas e é identificada por seu caráter inclusivo, ao reunir os usuários da informação (potenciais e frequentes, adequando os serviços prestados) a capitais informacionais. Objetivo: Reconhecendo o papel fundamental da temática “difusão” no ensino de graduação em Arquivologia no Brasil, o presente artigo se ocupará de caracterizar a abordagem da difusão arquivística nos currículos dos cursos de graduação em Arquivologia no Brasil. Metodologia: Como aspectos metodológicos, a presente pesquisa considerou a lógica de pesquisa qualitativa, utilizando a análise de conteúdo como instrumento. Resultados: Como resultados, quanto aos currículos analisados, observa-se que as disciplinas que trabalham a temática da difusão, em sua maioria obrigatórias, abordam-na com diferentes enfoques e utilizam, para seu ensino, diferentes bibliografias. Conclusões: Conclui-se que nos currículos de Arquivologia a difusão é abordada, majoritariamente, nas disciplinas voltadas à descrição arquivística, seguida por disciplinas voltadas diretamente à difusão da informação e, com menor proporção, às disciplinas correlacionadas à mediação, competência e comunicação da informação.