O trabalho analisa películas cinematográficas com o intuito de gerar um catálogo virtual de imagens da cidade, vista como cenário, os filmes produzidos na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1955 e 2002, tratando-os como documentos arquivísticos e passíveis de serem considerados como “lugares” de uma memória urbana carioca. Recorta um universo de 53 filmes, selecionados a partir de dois catálogos que tematizam o Rio em sua relação paisagística privilegiada pelo cinema nacional. Elege os conceitos de documento especial, documentação fílmica, memória, memória coletiva e direito à memória, permeando os conceitos de imagem e virtual e o filme como lugar de memória. Apresenta uma análise das imagens da cidade em formato de fichas contendo a lista dos lugares da cidade falados e/ou citados pelas personagens. O que se percebe é que a imagem da cidade está totalmente demarcada no espaço geográfico entre o centro da cidade até o Leblon. É unânime – para os diretores – que a imagem mais representativa é a da Enseada de Botafogo com o Pão de Açúcar. Por fim, acabamos por descobrir informações desconhecidas por nós que não vivemos nos anos trabalhados.