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Conhecimento e uso da Lei de Acesso à Informação – LAI no contexto da Escola de Ciência da Informação
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Título
Conhecimento e uso da Lei de Acesso à Informação – LAI no contexto da Escola de Ciência da Informação
Resumo
Esse estudo de usuários, realizado em duas etapas, visa compreender o conhecimento do uso da Lei de Acesso à Informação -LAI entre os professores e alunos de graduação da Escola de Ciência da Informação (ECI-UFMG). A Lei de nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas e vigora desde maio de 2012, permitindo que qualquer cidadão receba informações públicas de órgãos e entidades, sem distinção ou necessidade de apresentar suas motivações. Para isso, fez-se uma pesquisa quali-quantitativa, realizando, em um primeiro momento, questionários com os alunos e professores de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Em um segundomomento, foram realizadas entrevistas com componentes desse mesmo contexto, conhecedores prévios do portal da transparência e da Lei de Acesso à Informação. Constatou-se, ao fim, que as pessoas que disseram ter um conhecimento da lei necessitaram das informações para suprir uma demanda ligada aambientes profissionais, acadêmicos e pessoais. Verificou-se que os respondentes tiveram conhecimento sobre a lei nas faculdades, assistindo seminários, debates, aulas, através de amigos, pela internet, Diário Oficial da União. Também, que a própria informação sobre a lei parece estar dispersa.
Palavra-Chave
Busca > Busca de informação | Estudo > Estudo de usuários | Lei > Lei de Acesso à Informação | Necessidades de informação | Uso > Uso de informação
Relacionado à Obra
Natureza
ISSN ou ISBN
2237-6658
ISSN
2237-6658
Sumário
Artigos
Período
dez.
Volume
7
Número
2
Páginas
1-18
Ano
Link Principal
Categoria
Local
Outro Idioma
Title/Título/Titre
Knowledge and use of the Law on Access to Information –LAI in the context of Escola de Ciência da Informação/UFMG
Abstract/Résumé/Resumen
This two-stage user study aims to understand the knowledge of the use of Federal Law on transparency and access to public government information (Lei de Acesso a Informação-LAI) among undergraduate professors and students of the School of Information Science (ECI-UFMG). Law nº 12.527 / 2011 regulates the constitutional right to access public information and has enteredin force since May 2012, allowing any citizen to receive public information from organs and entities, without distinction or need to present their motivations. For this, a qualitative-quantitative research was carried out, in a first moment, questionnaires with the students and professors of Archive Studies, Library Science and Museology. In a second moment, interviews were carried out with participants from the same context, having prior knowledge of the transparency portal and the Access to Information Law. In the end, it was found that people who said having knowledge of the law needed information to sort out a demand linked to professional, academic and personal environments. It was verified that the respondents gained knowledge about the law in universities, attending seminars, debates, classes, through friends, through the Internet, Brazilian Federal Official Gazette. Also, the information itself about that law seems to be dispersed.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Information needs | Information search | Information uses | Law to Access to information | User Study