Levantou-se alguns concursos públicos direcionados ao arquivista, com o objetivo de verificar quais as competências e habilidades profissionais solicitadas. A partir deste levantamento, analisou-se o Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cujo intuito era verificar se a formação acadêmica do arquivista atendiaasdemandas deste nicho do mercado de trabalho.Para tanto, discorre-se sobre a evolução da profissão, o currículo do Curso de Arquivologia da Unesp, ascompetências e habilidades constantes do Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Unespe as Diretrizes Curriculares elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC). Osprocedimentosmetodológicosadotados concentram-se na análise dasDiretrizes Curriculares do MEC e doProjeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Unesp, bem como no levantamento de 12 editais de concursos públicos, sendo selecionada uma amostraintencionalestratificada cobrindo as três esferas governamentais: federal, estadual e municipal. Aanálise de dados foi realizada a partir dasinformações extraídas dos editais, buscando-se aspectosqualitativose quantitativos: Tipo de instituição pública; identificação do órgão público; ano; localização geográfica; cargo descrito; formação exigida; atividades e atribuições; conteúdo programático; bibliografia. Como resultado obtido através das análises efetuadas destaca-se que o Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologiada Unespcontempla as demandasexigidas noseditais secionados, entretanto, o arquivista deve ter a percepção da importância de se atualizarcontinuamente, visto que as atividades desenvolvidas pelo arquivista recebem impacto direto das tecnologias de informação e comunicação, modificando a forma, métodos e instrumentos de trabalho.