Resumo
O presente trabalho visa a discutir os procedimentos arquivísticos desenvolvidos para o arranjo e a descrição do Fundo Clamor, pertencente ao acervo da Central de Documentação e Informação Científica CEDIC, da PUC/SP, levando-se em consideração algumas características bastante específicas: sendo arquivo de um movimento social "de ação", cujo objetivo inicial era de proporcionar proteção e assistência a refugiados políticos, poucos foram os documentos produzidos pelo Comitê que geraram cópias, dificultando o levantamento das atividades, estrutura e funções do movimento; pela natureza profissional de seus membros - em geral, advogado e religiosos – documentos pertencentes ao arquivo do Clamor passaram a integrar os arquivos das pessoas vinculadas a ele, constituindo pequenas coleções. Com a extinção oficial do Comitê, no início dos anos 90, esse problema foi agravado com a dispersão de seu arquivo em instituições. Nesse sentido, o trabalho pretende discutir a criação de gestões para doação à CEDIC ou referenciação dos documentos pertencentes ao arquivo do Clamor que se encontram dispersos. Além do inventário, o projeto objetiva a referenciação de fontes documentais complementares ao Fundo. Depois de finalizados, esses instrumentos de referência serão colocados à disposição dos pesquisadores.