-
Código de ética ou de deontologia para o arquivista brasileiro? Questionamentos preliminares
- Voltar
Metadados
Título
Código de ética ou de deontologia para o arquivista brasileiro? Questionamentos preliminares
Autor(es)
Resumo
Os estudos voltados às questões éticas e deontológicas são necessários para os arquivistas brasileiros, uma vez que precisam estar claros para estudantes, professores,arquivistas e a sociedade, quais são os valores que regem a atuação desse profissional e como se realiza a divulgação dessas informações, ou seja, os códigos de ética ou de deontologia adotados. Nesse sentido, buscou-se trazer algumas definições conceituais sobre o que é ética, moral e deontologia, bem como contribuir com o seguinte questionamento: “Quais são as associações dotadas de um código de deontologia, de um código de ética ou de um código de conduta?”. Para encontrar esses documentos foi estabelecido o critério de idioma (espanhol, francês, inglês, italiano e português) e a possibilidade de traduções disponíveis no inglês. Assim, a compreensão do que seja ética ou deontologia será feita a partir da definição filosófica assumida pela categoria profissional. Dezesseis associações dispunham de um código, sendo quatro do continente Americano, cinco do Europeu e duas da Oceania. Outro aspecto observado foi a definição do termo código no contexto brasileiro e sua semelhança com a definição de deontologia. Reitera-se a necessidade em dar continuidade em estudos relacionados a essas temáticas no cenário nacional.
Palavra-Chave
Relacionado à Obra
Organizador(es)
Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ), | Universidade Estadual da Paraíba - UEPB | Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Natureza
ISSN ou ISBN
2317-9708
ISSN
2317-9708
Sumário
Artigos Completos
Período
out.
Volume
6
Número
Especial
Páginas
483-497
Ano
Observações
Trabalho apresentado no VIII Congresso Nacional de Arquivologia, com o tema "Ética, responsabilidade social e políticas de acessibilidade para a Arquivologia", realizado pela Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB) em 2018.