Resumo
O estudo visa a discussão de características organizacionais universitárias, oferecendo uma análise a respeito da adequação da classificação de documentos em relação às suas atividades e particularidades administrativas. O objetivo é debater a representação das atividades nesse específico modelo organizacional, relacionando os elementos que o constituem ao método de classificação arquivístico. A investigação para conhecimento de uma organização envolve inúmeras variantes, nem sempre claras. Para o desenvolvimento de planos de classificação é fundamental que essas informações possam fornecer subsídios para o método classificatório e seus respectivos princípios. Esses elementos, entretanto, corriqueiramente causam opiniões controversas entre os profissionais responsáveis por seu desenvolvimento. Com o intuito de identificar e debater algumas das dificuldades para o aperfeiçoamento da classificação arquivística, observamos três propostas relativas ao modelo organizacional das universidades. Em primeiro lugar, aproveita-se da recente iniciativa consolidada de construção do plano de classificação desenvolvido para as Instituições de Ensino Superior no Brasil. Discute-se também o plano de classificação que vem sendo desenvolvido em conjunto para as universidades estaduais Paulistas. A terceira proposta é um trabalho desenvolvido com base nas atividades de universidades americanas, pela arquivista Helen Samuels, que visa a identificação e avaliação de funções. Investigam-se características da administração universitária atual e fazem-se algumas considerações sobre cada um dos trabalhos assinalados. Em última instância, procura-se apontar caminhos mais confiáveis para a classificação de documentos. Acredita-se que as descobertas derivadas desse tipo de estudo possam atender a uma vasta comunidade de arquivistas de universidades.