-
Ciência de Dados na Graduação em Arquivologia
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
Ciência de Dados na Graduação em Arquivologia
Resumo
Esta pesquisa apresenta um relato de experiência sobre ofertas da disciplina Ciência de Dados na graduação em Arquivologia. Tem como objetivos discutir a importância da disciplina Ciência de Dados para a formação do arquivista, e apresentar uma proposta de disciplina relatando procedimentos pedagógicos adotados em experiências de ofertas de turmas. Possui abordagem qualitativa, natureza aplicada, objetivo exploratório-descritivo, com relato de experiência realizado por observação participante e pesquisa documental. Como resultado, apresenta uma proposta de ementa da disciplina Ciência de Dados, bem como os objetivos, conteúdo, metodologia e bibliografia. Apresenta também a experiência de aplicação da metodologia de ensino-aprendizagem PBL, caracterizada pelo uso de problemas da vida real para estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e das habilidades de solução de problemas. Conclui-se que a disciplina Ciência de Dados, modelada para a formação do arquivista, tem grande potencial de contribuição para a sua formação, possibilitando a compreensão de aplicações em outras áreas do conhecimento por meio da integração com alunos de outros cursos, além de fomentar motivação e engajamento do aluno no curso de graduação em Arquivologia.
Palavra-Chave
Aprendizagem > Aprendizagem baseada em problemas | Arquivista | Arquivista > Arquivista de dados | Arquivologia | Ciência > Ciência de Dados
Relacionado à Obra
Sumário
Relato de Experiência
Período
jul./dez.
Volume
32
Número
65
Páginas
1-21
Ano
Link Principal
Link do Artigo
Categoria
Outro Idioma
Title/Título/Titre
Data Science in Archival Science Undergraduate Course
Abstract/Résumé/Resumen
This research presents an experience report on offers of the Data Science discipline in the Archival Science undergraduate course. It aims to discuss the importance of theData Science discipline for the training of archivists, and to present a subject proposal reporting pedagogical procedures adopted in experiences of offering classes. It has a qualitative approach, applied nature, exploratory-descriptive objective, with experience report carried out by participant observation and documentary research. As a result, it presents a proposal for a syllabus of the Data Science discipline, as well as the objectives, content, methodology and bibliography. It also presents the experience of applying the PBL teaching-learning methodology, characterized by the use of real-life problems to stimulate the development of critical thinking and problem-solving skills. It is concluded that the Data Science discipline, modeled for the training of archivists, has great potential to contribute to their training, enabling the understanding of applications in other areas of knowledge through integration with students from other courses, in addition to promoting student motivation and engagement inthe undergraduate course in Archival Science.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Archival Science | Archivist | Data Archivist | Data Science | Problem-based learning