Resumo
Foram identificadas na literatura, nos editais de concursos públicos e por meio de questionários aplicados junto a egressos do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília e a empregadores de arquivistas em Brasília quais são as habilidades requeridas aos arquivistas para o exercício profissional no mercado de trabalho de Brasília. Os resultados sobre as habilidades necessárias para o desenvolvimento das atividades arquivísticas compreendem habilidades técnicas específicas, habilidades técnicas multidisciplinares (em especial, o domínio das tecnologias de informação), habilidades administrativas e gerenciais. Além disso, é necessária uma combinação dos conhecimentos técnicos multidisciplinares com habilidades pessoais. Entre as habilidades técnicas específicas destacaram-se o domínio do planejamento de atividades arquivísticas, o conhecimento técnico referente à organização dos documentos, a classificação, o controle do trâmite documental e o atendimento de pesquisas. Quanto às habilidades multidisciplinares, além da destacada demanda por conhecimentos relacionados ao uso das tecnologias, foi identificada a demanda por conhecimentos mais aprofundados sobre indexação e sobre legislação de forma mais ampla, em especial Direito Administrativo voltado para a administração pública. As lacunas mais citadas entre as habilidades administrativas e gerencias são referentes à gestão de recursos humanos (incluindo relações interpessoais e treinamento de pessoal), estratégias de negociação e gestão de projetos (de forma ampla: gestão técnica, gestão de pessoal, gestão de material e gestão de contrato). Entre as habilidades pessoais, são exigidas: comunicabilidade, flexibilidade, polivalência, pró- atividade e visão estratégica.