Resumo
O presente trabalho apresenta uma análise da gestão de documentos aplicada no Instituto de Previdência do Município (IPM) de João Pessoa a partir de seu setor de protocolo, e tem como objetivos analisar as contribuições do software GED adotado para a gestão dos documentos da instituição e avaliar as condições de seu arquivo em decorrência dessa gestão. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, embasada em autores reconhecidos na área da gestão documental sob a perspectiva da arquivística integrada. Os dados foram coletados por meio de observação direta e revelam que a implantação do sistema informatizado contribuiu para a solução de consideráveis problemas, como a perda de processos de aposentadorias e pensões e a dificuldade de acesso a eles mesmos; no entanto, há ainda algumas barreiras quanto à sua aplicabilidade. Indicou-se a implantação de uma política de acesso e acompanhamento online da tramitação dos processos pelos beneficiários do instituto, com vistas a garantir maior agilidade e eficiência no seu atendimento. Conclui-se que as imperfeições identificadas são justificadas pela ausência de políticas de valorização profissional do arquivista.