Resumo
A Sociedade do Conhecimento trouxe grandes mudanças para as organizações jurídicas. A conduta e a abordagem tradicionais na gestão dos escritórios de advocacia não mais garantem o sucesso e sobrevivência dos mesmos. O volume de informações jurídicas produzidas está cada vez maior. As constantes atualizações da legislação dificultam o trabalho do advogado, pois tornou-se uma árdua tarefa para o profissional do direito encontrar a informação mais adequada para a elaboração da peça processual. A Gestão Documental é a solução encontrada para os escritórios de advocacia, pois proporciona um controle sobre as informações que produzem e recebem. A grande dificuldade dos escritórios de advocacia é a recuperação das informações necessárias em tempo hábil, tendo em vista que em sua maioria não possuem um sistema estruturado de gestão documental. O presente artigo justifica-se pela importância da informação para a atuação do profissional do direito e pelo reduzido número de pesquisas que integram a gestão documental e os arquivos jurídicos. O objetivo deste artigo é justamente auxiliar os advogados sobre a importância do arquivo jurídico bem estruturado, utilizando para isso a gestão documental. O trabalho constitui-se numa pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, utilizando como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica sobre os temas abordados: arquivos jurídicos e gestão documental. A perspectiva com este estudo é melhorar a qualidade técnica na prestação de serviços advocatícios atendendo as demandas dos seus clientes num tempo relativamente menor.