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Arquivos Eclesiásticos: perspectivas para conservação da memória histórica
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Título
Arquivos Eclesiásticos: perspectivas para conservação da memória histórica
Resumo
I. Introdução. O objetivo dessa comunicação é expor o andamento do Projeto de Organização do Arquivo da Cúria Metropolitana da Paraíba, financiado pelo CNPq e em execução pelo NDIHR. Em primeiro lugar, apresentaremos algumas considerações teóricas relativas a arquivos eclesiásticos, e posteriormente, o relato da prática de organização de um arquivo dessa natureza. II. Considerações Teóricas. É plenamente reconhecida a importância dos arquivos eclesiásticos para a reconstituição histórica, não só relativa a história da Igreja, mas para estudos mais amplos da sociedade relacionados com questões demográficas, culturais, ideológicas, entre outras. Em seu trabalho A PESQUISA HISTÓRICA NO BRASIL, José Honório Rodrigues afirmava na década de 1960 que, “situação dos arquivos da Igreja é tão lastimável quanto a dos arquivos púbicos”. Este quadro não mudou. Embora a Cúria Romana tenha se preocupado com a organização dos arquivos paroquiais através do Código Canônico, essa. Organização diz respeito especialmente às funções cartoriais da Igreja, e além disso, após o Concílio Vaticano II e a ampliação da ação da Igreja na sociedade, a documentação ampliou-se bastante e não vem sendo devidamente organizada. Muito se tem escrito sobre arquivos públicos e privados, mas especificamente sobre arquivos eclesiásticos a literatura é escassa, dificultando o trabalho de organização dos mesmos. Diante da complexidade do material e do não estabelecimento de normas pela própria Instituição, a organização de um arquivo eclesiástico enfrenta alguns impasses. Levando em conta os, procedimentos gerais para a organização de um arquivo que segundo Schellenberg são: seleção, preservação, arranjo, descrição, publicação e utilização dos documentos. III. A Organização do Arquivo da CMP. O estado de organização e conservação do Arquivo da CMP era dos mais precários até o ano passado, quando se iniciaram os trabalhos do NDIHR na Instituição. Preliminarmente foi realizada uma seleção do material existente para em seguida ser desinfestado e higienizado. Só após esse procedimento, iniciou-se a classificação propriamente dita em fundos e séries. Já foram feitas experiências de descrição geral ao Acervo Documental. Quanto a equipe de bolsistas do Projeto de Iniciação Científica e Aperfeiçoamento B – desenvolveu-se ao lado das atividades técnicas de higienização e arranjo documental, outras que visam proporcionar uma formação mais completa ao futuro profissional, com discussões mais amplas sobre a instituição objeto do projeto e sobre a política de Arquivo, memória histórica, etc. O desenvolvimento desse projeto vem abrindo novas perspectivas para a conservação da memória histórica, através da organização e divulgação de acervos documentais institucionais na Paraíba. Após a organização do Arquivo, o mesmo será informatizado, integrando o projeto geral da automação da Cúria Metropolitana da Paraíba. Maiores detalhes quanto aos procedimentos adotados serão expostos com base no Relatório Semestral remetido ao CNPq, em anexo.
Relacionado à Obra
Sessão
1ª. Comunicações Coordenadas
Período
out.
Páginas
16-19