Resumo
Proporcionar contato com estratégias de ensino variadas, por meio de diversos instrumentos, como arquivos, filmes etc., contribui para que os alunos aprendam de forma dinâmica e torna a elaboração do processo de conhecimento mais interessante e eficiente. Nesse sentido, o propósito deste trabalho é discutir as possibilidades de utilização dos arquivos para o ensino de História. São muitos os desafios para a efetiva introdução desse recurso na construção do saber no âmbito das aulas de História. Além do domínio de fundamentos teórico-metodológicos que abranjam concepção, uso e tratamento de documentos em sala de aula, história local e memórias, o professor precisa enfrentar o desafio de tornar possível aos alunos terem acesso direto às fontes sob guarda dos arquivos, ou seja, não somente por meio do livro didático. Entende-se que mesmo os arquivos de instituições locais, como jornais de circulação em âmbito municipal, arquivos de Câmara de vereadores ou o próprio arquivo escolar podem contribuir significativamente para o ensino de História, por sua acessibilidade, diversidade e pelo tipo de informações. Dessa forma, as fontes de arquivo tornam-se mais próximas, compreensíveis e potencialmente mais significativas e interessantes para os alunos. Além disso, sua utilização implica a possibilidade de articulação entre ensino, pesquisa e extensão na localidade onde a escola está inserida, possibilitando também um aporte para a valorização da história local.