-
Arquivologia e educação: múltiplas abordagens
- Voltar
Metadados
Miniatura
![](http://arquivistica.fci.unb.br/wp-content/uploads/2023/09/cropped-P2P_v7-n2-205x205.jpg)
Título
Arquivologia e educação: múltiplas abordagens
Resumo
Este trabalho objetivou apresentar um panorama das interlocuções entre a Arquivologia e a Educação, a partir de múltiplas abordagens a serem exploradas como: difusão, ações educativas, serviço educativo em arquivos, Educação Patrimonial e iniciativas que partem das universidades via projetos de extensão, grupos de pesquisa, disciplina e eventos. Consideramos relevante, inicialmente apresentar esse panorama por evidenciar as possibilidades de temas e ações que podem advir do diálogo entre os campos de conhecimento, além de demonstrar que o entrecruzamento entre esses campos vem se desenvolvendo ao longo do tempo. Posteriormente abordamos o arquivo escolar como um eixo relevante dessa aproximação, a partir de alguns aspectos como uma contextualização da sua construção enquanto objeto de estudo e as suas possibilidades e usos. Consideramos que a aproximação entre as áreas proporciona uma compreensão multidimensional dos arquivos como instrumentos não apenas direcionados a atender demandas legais, comprobatórias, administrativas e funcionais, mas também funções educativas, históricas e culturais. Além de que, defendemos que tanto nas escolas quanto nas instituições arquivísticas podemos empreender esforços no sentido de potencializar os usos dos arquivos com fins educativos, tornando-os visíveis para serem utilizados enquanto instrumentos favoráveis nos processos de ensino e aprendizagem, com destaque à metodologia da educação patrimonial.
Palavra-Chave
Arquivologia | Arquivos > Arquivos escolares | Educação | Educação > Educação Patrimonial
Relacionado à Obra
Organizador(es)
Natureza
ISSN
2358-7814
Sumário
Artigos
Período
mar./ago.
Volume
7
Número
2
Páginas
63-87
Ano
Link Principal
Link do Artigo
Categoria
Local
Outro Idioma
Title/Título/Titre
Archivology and Education: multiple approaches
Abstract/Résumé/Resumen
This work aimed to present an overview of the interlocutions between Archivology and Education, frommultiple approachesto be explored such as: diffusion, educational actions, educational service in archives, Heritage education and initiatives that come from universities via extension projects, research groups, discipline and events. We consider this panorama to be relevant, as it presents the possibility of themes and actions that may arise from the dialogue between the fields of knowledge, in addition todemonstrating that the intersection between these fields has been developing over time. Subsequently, we approach the school archive as a relevant course of this approach, fromsome aspects as a contextualization of its construction as an object of study and as its possibilities and uses. We consider that approximation between the areas offers a multidimensional understanding of the archives as instruments not only aimed at meeting legal, supporting, administrative and regulatory demands, but also educational, historical and cultural functions. In addition, we defend that both in schools and in archival institutions we can make efforts to enhance the uses of archives for educational purposes, making them selected to be used as favorable instruments in the teaching and learning processes, with emphasis on heritage education methodology.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Archivology | Education | Heritage Education | School Archives